sábado, 24 de julho de 2021

Como “costurar” dissertação ou tese?

 

Como “costurar” dissertação ou tese?

Primeiramente, convido a todos, seguidores e clientes, a assistirem ao meu novo vídeo no Youtube em que falo sobre o processo de redação acadêmica. Você tem dificuldades em relação à progressão de suas ideias e conexão dos parágrafos? O(a) seu(sua) orientador(a) reclama de falta de unidade em seu texto? Explico, à luz de questões de metodologia científica, cada um desses aspectos textuais.

Resumidamente, para que haja unidade em seu texto acadêmico, é preciso escrever o material, apenas, em um documento e desenhar o esqueleto deste por meio de sumário, títulos provisórios, para que haja esse movimento entre o particular e o geral. Em elação à questão de unidade textual, é preciso, sempre, em relação ao desenvolvimento de qualquer elementos textual, se ater ao problema ou hipótese, objetivos, justificativa e metodologia do trabalho. Isso deve ser observado desde a construção do título do trabalho ao desenvolvimento das considerações finais.

Há mais de dez anos atuo como Revisor de Textos, especialmente acadêmicos. Desenvolvi pesquisa na Universidade de Brasília (UnB) e, atualmente, Revisor para uma revista científica na área de direito em Brasília. Conheça o meu curículo, o meu portfólio e a minha trajetória de vida. Será um prazer atendê-lo.

O meu canal tem mais de 200 vídeos e meio milhão de acesso. Criei o canal como um espaço para divulgação de minha atuação como Revisor de Textos, reflexões acadêmicas, bem como de minhas vivências. Dediquei mais de 20 anos de minha vida à Educação; ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão. E mais de 10 anos ao Ofício de Revisão de Texto. Quando encerrei as minhas atividades em sala de aula, há alguns anos, e enfoquei a minha carreira de Revisor, criei este canal para gerar reflexão e (des)construção do conhecimento.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário